terça-feira, 14 de setembro de 2010

O futuro das Interfaces

O conceito de interface é bem amplo, pode se expressar pela presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material ou virtual. Com o constante avanço tecnológico é ainda prematuro apontar sobre seu futuro, mas alguns projetos em desenvolvimento começam a  dar pistas do que nos aguarda. A redução significativa dos circuitos eletrônicos necessários a a interação entre a interface e usuário tende a ser a principal característica desse futuro, tanto no âmbito físico como no virtual.
Recentemente pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, criaram uma técnica de leitura de impulsos cerebrais que permitirá o avanço das interfaces cérebro-máquina e o controle de equipamentos apenas pelo pensamento. Outros estudos também já estão usando a mesma técnica para interação com interfaces virtuais.
Estes estudos trazem implicações importantes para o futuro das tecnologias  interface cérebro-computador e cérebro-máquina. Se os atuais controles por movimento de jogos já estão fazendo um enorme barulho e possibilidades,por exemplo, imaginemos o que seria possível realizar com jogos totalmente controlados por pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário