domingo, 4 de abril de 2010

Usabilidade


Simplificar, otimizar, melhorar são palavras que definem o conceito de usabilidade. Usabilidade é sinônimo de maior flexibilidade e interação.
Usabilidade é uma característica daquilo que é utilizável, funcional. É tornar óbvio o óbvio, tendo em conta as necessidades do utilizador e o contexto em que está inserido.
Na internet a usabilidade não basta , mas corresponde a uma boa parte do caminho .Por exemplo se o usuário está em uma loja on line e não encontra um produto, não compra.
Um site numa perspectiva otimista tem, tem entre 10 e 15 segundos para convencer, por isso todos os elementos da página precisam ser avaliados e medidos em termos de impacto. As páginas precisam carregar rapidamente e todos os elementos gráficos precisam ser otimizados (tamanho, qualidade, interesse).
Em regra o utilizador comum não está familiarizado com interfaces computacionais, tem pouco tempo para aprender como funciona cada site e está conectado através de um sistema de baixa velocidade. Se para um utilizador quase profissional pequenas alterações não fazem a diferença, pois rapidamente se adapta, um internauta novato pequenas mudanças podem provocar muitas resistências e muitas desistências . Conversar com um utilizador “novato” facilita a percepção das dificuldades de navegação. As melhorias e os ajustes do esquema de navegação dependem de como o utilizador comum usa o site.
Jacob Nielsen, especialista da usabilidade, aponta sete entraves à usabilidade na rede:
1°- Irrelevância –Uso dos termos “web site, “on line” e “home Page” no título da Home quando o utilizador obviamente sabe que está nesses contextos.
2°-Redundância – Opções de navegação até links ativos para a Home na própria Home. A informação sobre assuntos similares deve estar toda junta e os nomes nos menus não devem levar a mal-entendidos.
3°- Ausência de conteúdos informativos- A informação não pode misturar-se com o marketing de uma forma complicada. Títulos e cabeçalhos vagos, poucos específicos devem ser evitados.
4°-Inadequação Discursiva- Cabeçalhos de notícias muito longos e difícil de ler on line; opções de menus com termos técnicos para o grande público e nomes fantasia que nada informam.
5°-Inconsistência- Falta de coesão como, por exemplo, o uso aleatório de letras maiúsculas e minúsculas entre as opções de um mesmo menu de navegação ou o uso aleatório de sinais de pontuação.
6°-Mau posicionamento e má organização- é importantíssimo saber localizar elementos-chaves de forma a categorizar consistentemente os assuntos.
7°-Violação de convenções da web- Alteração de cor padrão dos links ou a ocultação do botão de retrocesso. Estes entraves fazem com que o usuário se sinta confuso com uma multiplicidade de opções de navegação.






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