domingo, 28 de março de 2010

ENIAC E BBS



ENIAC(electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Eletronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a 2° guerra mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial de matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. O computador pesava 30 toneladas, media 5,50m de altura e 25m de comprimento e ocupava 180m² de área construída. Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha que ser operado manualmente. Era uma grande máquina para efetuar cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadora mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Chales Xavier Thomas. O ENIAC torna-se obsoleto e economicamente inviável de manter após 10 anos de operação, tendo sido desmontado. Ele serviu de inspirações para muitos outros computadores que se seguiram.

BBS

O BBS(bulletin board system) é definido como um software que permite a ligação via telefone a um sistema através de um computador,tal como se faz hoje com a internet.
O primeiro BBS apareceu em 16 de fevereiro de 1978, em Chicago, nos EUA. Durante seus tempos áureos ( entre o fim da década de 70 e início da década de 90 ) muitos BBS existiam como mero passatempo, enquanto outros cobravam seus utilizadores por acesso.
Além de proporcionar a distribuição de softwares, aplicativos e lazer como os jogos on line, os BBS eram usados pelas empresas que precisavam integrar seus funcionários externos.
A popularidade do BBS caiu muito devido as desvantagens da crescente internet, como o preço mais elevado, capacidade de conectividade bem limitadas e a linguagem de hipertexto da internet era bem mais fácil de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário